segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Harley V-Rod

Esta Harley V-Rod “apimentada” tunada é italiana.


Quando seu proprietário se apresentou na oficina de preparação de Harley, Felix Bächi não se espantou muito. Para dar mais pimenta à Harley V-Rod, seria absolutamente difícil. Porém ele tinha dado carta branca. Substituiu o filtro progonal com um K&N e montou um sistema de drenagem de ruídos.

Quando testado o motor sobre o banco de provas, o bicilindrico em V, constatou que os 110 cv tinham subido para 125 cv. Ele telefonou satisfeito para seu cliente para dizer que sua moto estava pronta. A alegria era imensa. Quando seu proprietário havia percorrido alguns quilômetros com a V-Rod voltou a oficina de Felix.

Talvez tinha sido um engano: quando o proprietário tinha dito que quis sentir o movimento de pular como um touro, significou o que quis sentir ao escapar sob o assento. E não no sentido figurado!

Felix não se desencorajou e retornou ao trabalho. A solução era uma só: a única coisa capaz de criar o efeito desejado na moto é a descarga de potência gerada de um sistema de nitrogênio.

Daí as coisas começaram a ganhar outros ingredientes: o tanque é falso, por que na verdade a tampa do airbox está sozinha, era necessário para alojar os dois tanques grandes de NOS. O repotenciamento da moto necessitou de novos freios: 2 discos Walz Hardcore com os alicates de Technoplus de 8 pistões na frente, um disco de Walz com braçadeiras da Rick's 4 ao pistão, montada à "drive side" na parte posterior. Um grampo aberto(+ 3º dirake) permitiu finalmente dar estabilidade do movimento de alta velocidade.

O efeito? Entusiasmante, a dito pelo seu proprietário, que desta vez retornou somente na oficina após uma bela ajustada, mas não para lamentar, mas para recarregar frascos do nitro.

O que acontece quando o gás é aberto, é algo muito difícil de descrever em palavras. Imagine somente que, o inesperado acontece toda vez que se enrrola o cabo do acelerador.

Nenhum comentário: